Blog
(11) 3842-1980

Rua João Lourenço, 137 - Vila Nova Conceição, São Paulo - SP

Artigos

Um solo fértil

| Por Karina Tarabay |   Somos todos donos de uma personalidade rica, multifacetada, complexa. A individualidade é plural, às…Leia mais.

| Por Karina Tarabay |

 

Somos todos donos de uma personalidade rica, multifacetada, complexa. A individualidade é plural, às vezes  paradoxal, e nos prega peças a todo tempo denunciando por atitudes, pensamentos e emoções,  dimensões desconhecidas de nós mesmos até então. Incógnitos, seguimos a vida sendo bombardeados de influências que não escolhemos e que inflamam, sem previsão ou consentimento,  as infindáveis manifestações da nossa personalidade e suas consequências.

Sem dúvida, as influências mais poderosas sobre o nosso comportamento são as relações humanas. O convívio com algumas pessoas nos tornam mais produtivos, com outras mais corajosos, talvez mais agressivos, seguros e realizadores. Mas, algumas relações têm um efeito entorpecente que pode despertar emoções pesadas tais como insegurança, apatia, tristeza, ódio; ou fazer emergir traços da nossa personalidade que desejamos adormecer.

Quantas vezes já constatamos ser alguém de quem não gostamos ao estarmos com pessoas que trazem a tona o pior em nós? Talvez seja necessário rever nossas relações. É preciso fazer escolhas corajosas e investir na proximidade com pessoas que nos dão a oportunidade de crescer e, por outro lado, saber ganhar distância de quem nos atrasa nessa estrada.

Na coleção de amizades e relacionamentos que fazemos durante a vida, é possível experimentar as nuances da química de tais encontros. Então, observar-se a todo tempo é condição primeira para adquirir a habilidade de se construir com consciência e direção. As pessoas que escolhemos nos cercar irão ou catalisar as transformações que precisamos passar para evoluirmos, ou que simplesmente, trarão à superfície as qualidades que já temos e estão latentes, não explicitas, adormecidas.

Aqui vale uma ressalva importante. Nem sempre, as influências construtivas nos são óbvias. Um concorrente profissional ou um professor severo pode ser aquele que vai extrair o melhor de nós. É importante sermos incitados a confrontar nossas sombras e superar a involução das emoções frente a novos desafios. O processo de aprimoramento, exige mesmo que nos conheçamos por inteiro e aprendamos a administrar nossa personalidade.

Toda a questão reside no auto estudo constante e na percepção de que estamos trilhando um caminho ascendente e, acima de tudo, escolhido de forma consciente. É o desejo de estar em determinada situação, ainda que árdua, que a torna confortável.

Relações devem nos fazer crescer, aprender, inspirar o melhor que podemos ser. Como frutos semeados em solo fértil, quando nos cercamos do ambiente e das pessoas certas, criamos as condições perfeitas para manifestar nossas possibilidades mais sublimes. Parcerias que nos elevam, provocam, inspiram.

Que nossos amigos, parceiros, familiares, sejam nossos professores e alunos, trocando ensinamentos a fim de decifrar e fazer emergir nossa essência mais poderosa. Mergulhemos com entusiasmo nesse infinito íntimo à procura da virtude, da beleza e dos instrumentos que nos levarão aos nossos sonhos.

Voltar